COMO PARTICIPAR?

Para participar das Reuniões Espirituais da Porta do Sol é necessário ser indicado por um membro, o qual se responsabilizará pelo prazo de 12 meses, além de orientá-lo e acompanhá-lo.
A pessoa interessada deve também preencher uma a Ficha de Solicitação para participar, fornecer informações sobre seu estado de saúde físico, psicológico e mental, bem como o histórico de saúde, se houver. É imprescindível informar ao membro responsável se tiver algum problema de saúde que exija cuidados especiais. O interessado será, então, entrevistado por uma comissão responsável.
Não é permitido o uso de nenhuma substância que altere a consciência (drogas, álcool, remédios tarja preta) pelo menos três dias antes da reunião espiritual.
Ninguém precisa abandonar sua religião de origem para participar das reuniões da Porta do Sol. Aceitamos que Deus é Um.
A Porta do Sol defende a Natureza e a Paz no Brasil e no mundo. Não somos vinculados a qualquer partido político, nem permitimos propaganda dentro dos encontros.

Cuidados Necessários
1. Evite comparecer às reuniões espirituais se não estiver seguro a respeito de sua vontade e bem informado sobre a natureza do sacramento;
3. 4. Ouça o testemunho de outro membro da instituição presente no dia da reunião espiritual;
5. 6. Não mantenha relações sexuais desde o dia anterior nem após a reunião espiritual;
7. Recomenda-se café da manhã leve e uso de roupas claras;
8. A reunião espiritual dura em torno de 6 horas, entre a cerimônia, a alimentação e a capoeira - é necessário permanecer até o fim.

IMORTANTE
. Produzimos nosso próprio sacramento em Feitios próprios e regulares para consumo apenas nos encontros espirituais;
. Não comercializamos o sacramento;
. A contribuição é apenas para manutenção geral da instituição, das sedes; do plantio e produção do sacramento; da alimentação completa nos dias de encontros espirituais; dos estudos, seminários, palestras e demais atividades;
. Dispomos de bolsas para os membros em casos específicos: dificuldade de saúde e/ou financeira; terceira idade; família com mais de três membros presentes; indígenas; e dirigentes visitantes de outras linhas espirituais.
. Utilizamos apenas Ayahuasca em nossos encontros espirituais, produzida somente com cipó, chacrona, água e fogo. Não utilizamos nenhuma outra sustância psicoativa em nossas reuniões espirituais;

Ayahuasca e Saúde
A Ayahuasca é uma bebida que possui propriedades psicoativas devido à presença, nas folhas da Chacrona, de uma substância denominada N,N-dimetiltriptamina (DMT), cuja molécula é similar à molécula da serotonina e encontra-se presente no organismo humano. O chá também atua como inibidor da monoamina oxidase (MAO) devido à ação de β-carbolinas (Harmina, Harmalina e Tetrahidrahamina), alcalóides presentes no cipó Caapi. Se ingerida isoladamente, a DMT é metabolizada pela MAO no estômago sem chegar ao cérebro. Porém, os efeitos inibidores da MAO possibilitam a ação psicoativa da DMT, agindo nos circuitos neurotransmissores de serotonina, noradrenalina e dopamina.

De acordo com estudos científicos, a Ayahuasca apresenta um bom grau de tolerabilidade e segurança, havendo inúmeras evidências acerca de seus benefícios potenciais, desde que consumida em contexto protegido e com certos cuidados. O uso da Ayahuasca pode implicar em experiências pessoais intensas, sejam físicas, como tendência a aumentar a pressão sanguínea, entre outras sensações, e/ou subjetivas, caracterizadas pela introspecção, mirações, vivências de memórias pessoais e mudanças nas esferas perceptivas, afetivas, cognitivas e somáticas, produzindo a experiência subjetiva de bem-estar e alteração da consciência.

Restrições e Interações com outras substâncias (medicamentos, plantas medicinais e alimentos)

Em alguns casos, no entanto, pode haver efeitos adversos, como náuseas, inquietação, ansiedade, desorientação transitória, entre outras reações. Existem certas condições de saúde física e mental pré-existentes em que não se deve utilizar Ayahuasca ou consumi-la com cautela, como, por exemplo, nos casos de:

- Doenças cardiovasculares e cardiorespiratórias;
- Hipertensão grave;
- Transtornos mentais graves (ex: psicoses, esquizofrenia, transtornos de humor, transtornos de personalidade) ou antecedentes familiares
- Epilepsia;
- Doenças infecciosas agudas;
- Doenças hepáticas (ex: Hepatite A,B,C,D, E, F, G; cirrose);
- Fraturas ou cirurgias recentes;
- Transplantes;
- Gravidez de risco.

A Ayahuasca não deve ser consumida no caso de uso de certos medicamentos, como os antipsicóticos (ex:clorpromazina, levomepromazina, haloperidol, risperidon, olanzapina, clozapina, etc.) e estabilizadores do humor (ex:lítio, ácido valpróico, carbamazepina etc.)

A Ayahuasca deve ser consumida com restrição, não sendo indicada o uso concomitante ao uso de medicamentos antidepressivos e substâncias com efeitos nos níveis de serotonina (ex: fluoxetina, paroxetina, venlafaxina, citalopram, sertralina, amitriptilina, bupropiona, imipramina etc), incluindo algumas plantas medicinais (erva de São João, ginseng). Os medicamentos classificados como substâncias serotoninérgicas, que aumentam os níveis de serotonina no cérebro, podem provocar uma potencialização do efeito do chá, causando a síndrome serotoninérgica, cujos efeitos podem ser fatais. Nesses casos, recomenda-se a descontinuidade do uso de antidepressivos pelo menos de 3 a 5 dias antes de consumir do chá.

A Ayahuasca também apresenta interação com antibióticos (Linezolid) e outras substâncias psicoativas, não sendo recomendada para pessoas que estejam fazendo uso de álcool, cannabis, cocaína, dextrometorfano (DXM), anfetaminas, metanfetaminas (MDMA), ecstasy, mescalina psilocibina e LSD.
Não existe qualquer restrição sobre a participação nas reuniões de mulheres quando estão na fase “de menstruação”, no entanto, deve-se ter algum cuidado necessário quanto aos estados de sangramentos.
Alimentos ricos em Tiramina também devem ser evitados 24 horas antes e depois do uso da Ayahuasca, pois a ação inibidora da MAO pode elevar o níveis de Tiramina no organismos, podendo elevar a pressão sanguínea e causar enxaquecas. Geralmente, alimentos envelhecidos, fermentados ou defumados, como:
- Carnes ou peixes envelhecidos, fermentados, defumados ou desidratados
- Cerveja
- Embutidos (salsichas, salame, linguiças)
- Feijões
- Frutas secas
- Laticínios próximos a data de vencimento, fermentados
- Molho de soja
- Queijos;
- Vinhos

Para participar do Trabalho da Porta do Sol é importante que consulte previamente o seu médico ou terapeuta, bem como o/a Dirigente responsável pelos Trabalhos da Porta do Sol.

Nas restrições listadas acima é IMPRESCINDÍVEL a orientação médica, anterior, devidamente informada na FICHA DE NOVOS [link para download]. Leia a FICHA DE NOVOS com atenção antes de preencher, sem omissões e assinar.

OBSERVAÇÃO

É importante destacar que nos tempos do Mestre Irineu não havia qualquer restrição; é com humildade e por respeito aos nossos "irmãos" que decidimos alertar sobre as questões acima mencionadas.

Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net